sexta-feira, 27 de agosto de 2021

Resenha da Obra: Lavagem de Dinheiro por meio de Obras de Arte

Lavagem de Dinheiro por meio de Obras de Arte

 Fausto De Sanctis

Lavagem de Dinheiro por Meio de Obras de Arte - Uma Perspectiva Judicial  Criminal | Amazon.com.br 

O autor, Fausto de Sanctis, em sua clássica obra, Lavagem de Dinheiro por meio de Obras de Arte, realiza um exame meticuloso de novos modos de lavagem de dinheiro, através de atividades ilícitas, em especial, abrangendo obras de arte.

Colarinhos brancos desbravaram o universo das artes como um campo eficaz e clandestino, onde se faz viável lavar altos montantes de dinheiro, em âmbito internacional.

De Sanctis afirma que, infelizmente, as autoridades não se encontram devidamente preparadas ou focadas para detectar, investigar e processar tal forma de atividade criminal.

Também, vale frisar que leis internacionais e tratados abrangendo o universo das artes têm brechas que possibilitam, de modo potencial, lavar grande montante de dinheiro.

Direcionado para este gap na literatura, a obra em pauta tem por destino e escopo, segundo o autor, um guia para estudantes, investigadores, promotores, procuradores, juízes e membros de agências governamentais e regulatórias, dedicados nos esforços para coibir a lavagem de dinheiro e o financiamento ao terrorismo.

Porém, nós do Criminalista Contemporâneo, acrescentamos a esse rol não exaustivo, por que não também para advogados criminalistas? Certamente, a obra igualmente serve de rica fonte de consulta para tais profissionais, em suas atividades diárias.

De Sanctis, com clareza e objetividade e simplicidade, sem perder profundidade, traça um panorama dos métodos de lavagem de dinheiro, através da arte. Apresenta ainda casos bem específicos sobre o tema.

Em complemento, a obra do autor revela novas técnicas utilizadas pelos colarinhos brancos, amplamente negligenciadas por diversas autoridades em vários países.

O magistrado e autor se baseou na sua experiência como juiz no Brasil. E, inclusive, nos Estados Unidos, onde pesquisou sobre o assunto e realizou palestras acerca do instigante tema. Para tanto, procurando ampliar o aperfeiçoamento regulatório e institucional, com conexão ao próprio mercado de arte.

Em síntese final, resume com boas recomendações, para o aprimoramento do combate contra a lavagem de dinheiro ilícito de um modo geral, e particularmente por meio do universo das artes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Forças Armadas e polícias ajudaram a resgatar 71 mil gaúchos da enchente

  Saiba mais ! Boa leitura!